CONSÓRCIO

Consórcio é um grupo de pessoas que se reúne para programar a aquisição de um bem de forma inteligente, sem taxa de adesão, sem entrada e também como uma alternativa de investimento, já que condiciona o hábito de poupar.


Conceitos do Produto Consórcio Nacional Chevrolet


Consorciadoé a pessoa física ou jurídica que integra o grupo como titular de uma cota numericamente identificada.

Cota representa a participação do consorciado no grupo e é identificada por um número determinado logo após a adesão do consorciado.

Administradora é formado pelo valor das contribuições mensais, pelos rendimentos das aplicações financeiras dos recursos do fundo e pelos recursos provenientes de juros e multas. Deste fundo sai o valor utilizado para a distribuição dos veículos aos integrantes do grupo seja por sorteio ou lance.

Grupos de consórcio podem variar em seus prazos e em número de participantes ex.:

Grupos de 72meses / 160 participantes (Grupo Business)

Grupos de 80 meses / 250 participantes (Grupo Advantege)

Grupos de 84 meses / 500 participantes (Grupo Fácil).

Fundo Comum é a prestadora de serviços com a função de gestora dos negócios do grupo (formação, administração, legislação junto ao BACEN etc...)

é utilizado para a cobertura de eventuais insuficiências de caixa e para diminuir os efeitos da inadimplência no grupo. Após o encerramento das operações do grupo será devolvido aos consorciados, proporcionalmente às prestações pagas , o saldo restante dos Fundos Comum e de Reserva.

Seguro de Vidaé válido somente para pessoa física de 14 a 62 anos. Trata-se um percentual aplicado sobre o saldo devedor do cliente. O seguro de vida é contratado como garantia das prestações vincendas. Em caso de falecimento do titular da cota, a seguradora efetua o pagamento integral do saldo devedor da cota. Assim o Grupo fica mais seguro e os outros consorciados mais tranquilos.

Assembleiassão reuniões mensais realizadas em dia, hora e local designados pela administradora, abertas a todos os consorciados. Só podem participar das Assembléias consorciados que pagaram suas parcelas até a data do seu vencimento.

Contemplaçãoé a forma legal de o consorciado receber o bem a que tem direito. Existem 2 modos, através de sorteios e lances. Importante: A contemplação se dá, única e exclusivamente, através de sorteios ou lances. A quitação antecipada do consórcio não dá ao cliente direito a ela.

Formas de Contemplação

Benefícios para o Cliente

Não requer valor de entrada e nem Taxa de Adesão (paga a 1ª parcela do plano);
Valores pagos acompanham e valorizam de acordo com o valor do veículo;
Juros ZERO;
Possibilidade de substituir o bem e transferir a cota;
Opção por retirar veículo diferente do objeto do plano;
Exclusão de sorteio para planejamento da retirada do veículo;
O mesmo cliente (PF/PJ) pode adquirir até R$ 700.000,00 de saldo devedor;
Sorteios semanais de R$25.000,00;
Utilização do Bônus GM Card para dar lance (até 100% do saldo);
Seguro de Vida – Em caso de falecimento quita as prestações a vencer;
Seguro de Quebra de Garantia – Assegura as contemplações regulares ao longo da vida do grupo;
Fundo de Reserva que garante a saúde do grupo sem cobrança de rateio de valores;
Opção de Lance Diluído(diminui o valor da parcela mantendo o prazo);
Retirada de mais de um veículo com a mesma carta de crédito;
Oportunidade valor da carta de Crédito = Preço de Tabela;
Até 10% do valor do crédito pode ser utilizado para acessórios, seguros e despachante;

Recebimento do Crédito

O consorciado terá direito ao crédito quando for contemplado por lance ou sorteio ,o CNC colocará à disposição do consorciado contemplado até o terceiro dia útil seguinte à data da assembléia de contemplação, um crédito de valor igual ao preço do veículo objeto do plano.

O valor do crédito acompanha a tabela GMB no prazo de 10 dias corridos seguintes à realização da assembléia de contemplação, caso não haja aumento, o crédito do consorciado terá correção através de rendimentos financeiros, se ocorrer aumento neste período de 10 dias, o crédito do consorciado corresponderá ao novo preço do veículo objeto do plano que será acrescido dos rendimentos de sua aplicação.

Retirada do Bem

O consorciado poderá adquirir, o bem constante no contrato de adesão ou outro veículo(inclusive de outra marca), Novo ou Semi-Novo, sendo:

Rede Chevrolet até 8 anos de uso a contar do ano de fabricação.
Rede Chevrolet até 8 anos de uso a contar do ano de fabricação. Fora da Rede Chevrolet até 5 anos de uso a contar do ano de fabricação com laudo de vistoria feito pela seguradora (com custo).

Caso o valor do veículo escolhido seja inferior ao da carta de crédito, a diferença será utilizada para antecipação das prestações do consórcio (de trás para frente), diminuição do saldo devedor ou poderá adquirir outro(s) veículo(s), e ainda pode utilizar até 10% do valor do crédito para (PMC, seguros, acessórios, despachante, licenciamento(IPVA).

Desistência e Eclusão

A desistência do consorciado não contemplado pode ser feita solicitando o seu afastamento através da CAC. Caso a desistência ocorra antes do cliente participar da 1º (primeira) assembléia dele no Grupo, a devolução da parcela será feita de imediato, somente em três situações:

1- Caso o pedido seja feito em até 7 dias depois após o fechamento da venda(Código de Defesa do Consumidor);

2- Quando faltarem 40% ou mais cotas para fechar o grupo;

3- Quando ainda não tiver sido marcada a 1º (primeira) Assembléia;



Perguntas Frequentes



1 - O que o consorciado paga no ato da compra?

O consorciado paga o valor referente a primeira parcela, não existe taxa de adesão no CNC.

2 - Como efetuar os pagamentos das parcelas, pagamento do lance e/ou antecipação deparcelas?

Mensalmente será enviado via correio um extrato Mensal do grupo para pagamento das parcelas. O consorciado também pode acessar nosso site www.chevroletsf.com.br e imprimir o boleto ou entrar em contato com a CAC 0800 728 0613 para solicitar um novo boleto para pagamento.

3 - O que acontece se o consorciado pagar a sua parcela (contribuição mensal) com atraso?

O mesmo não poderá participar da próxima assembléia, e sua parcela será acrescida de 2% de multa e 1% de juros ao mês.
* O atraso de três ou mais parcelas acarretará na exclusão automática do consorciado (1º dia após vencimento da 3ª parcela), caso esteja contemplado sem o bem ou não contemplado.

4 - O que deve ser feito pelo CONSORCIADO após a ciência da contemplação?

Dirigir-se à concessionária vendedora da cota para escolher o veículo, preencher a Ficha cadastral e enviar para pré aprovação. Apresentar os documentos solicitados, apresentar as garantias exigidas(alienação) e assinar os documentos pertinentes.

5 - O que o consorciado pode comprar com seu crédito?

Automóveis de passeio, Novos ou Semi-Novos (com até 8 anos de fabricação na rede Chevrolet e até 5 anos fora da rede com laudo de vistoria). *considerar ano de fabricação para cálculo dos anos de uso.

6 - O consorciado pode transferir a cota para outra pessoa?

Sim, contemplado(cessão de direitos) não contemplado(transferência normal). Sujeitos a taxa de serviço.

7 - O consorciado pode substituir o bem do contrato?

Sim, substituição de garantia normal, sujeito a taxa de serviço.

8 - O que acontece após o encerramento do grupo?

Em até 180 dias da realização da última assembléia, a Administradora efetua a devolução dos valores pagos pelos consorciados desistentes ou excluídos. Em seguida faz-se o rateio do fundo de reserva aos demais consorciados através de uma carta via correio solicitando os dados de c/c para devolução.

9 - Como posso obter o resultado das assembléias?

Você poderá obter o resultado através do site www.chevroletsf.com.br, ou pela CAC- Central de Atendimento ao Cliente 0800 7280613, a partir das 18 horas do mesmo dia em que foi realizada a assembléia do seu grupo.



  • SOLICITAR COTAÇÃO

Cadastre-se na nossa Newsletter cadastre-se e receba novidades